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Como e Por Que Escrever Guest Posts

Uma das mais excelentes estratégias de SEO são os Guest Posts, descubra a maneira ideal de aplicar no seu negócio! E marque sua presença digital.

Fazer conteúdo inteligente e interessante é sempre o ponto mais importante para um site ou para um blog que você criou.

E manter estes conteúdos com excelência é uma obrigação para manter o fluxo de visitantes em sua página.

Pensando nisso, é importante obter uma maneira de manter e criar publicações de alto nível em seu site.

Uma das maneiras encontradas são os textos ou posts escritos por outras pessoas –  o que chamamos de Guest Posts, artigos escritos por autores convidados, que normalmente não fazem parte da equipe de produção de conteúdo de um blog.

Que tal entender um pouco mais sobre os Guest Posts e ver dicas para que os seus artigos sejam publicados em sites importantes?

Confira a seguir!

O que é guest post?

Os guest posts são os conhecidos artigos de convidados, ou seja: quando uma pessoa é convidada para escrever em um site ou blog em que não é o dono.

Se você é dono de um blog e convida um especialista no nicho que seu blog aborda para escrever, este artigo que será publicado é um guest post.

A importância do Guest Post

Se você acha que somente você – dono do site – é quem deve escrever e publicar o material, comece a mudar um pouco seu conceito – o uso do Guest Post é uma excelente alternativa para que os sites mantenham a publicação frequente de posts de qualidade no site.

Desta maneira você conseguirá material inteligente, além de manter a publicação de postagens de bom conteúdo e consequentemente manter o número de acessos do site.

O artigo de convidado permite que a página conquiste uma maior credibilidade junto ao target, pois ao trazer especialistas de diversos assuntos qualquer site passa a ter uma melhor aceitação.

As vantagens de publicar guest posts

Você já pensou, ‘Por que é importante ser um autor convidado para escrever artigos?’

Vamos agora mudar um pouco a visão: deixaremos de pensar como dono de site que convida um escritor para fazer posts em seu site e passaremos a pensar como um escritor de guest post.

Então qual a importância de ser convidado para escrever um guest post?

Se há vantagens para os sites que convidam especialistas para escrever textos especiais, por que não haveria para um escritor?

Um bom gerador de conteúdo sempre será convidado para escrever em sites.

Mas para se tornar conhecido do grande público ele precisa ter seus artigos publicados em sites de grande circulação.

Portanto, existem vantagens e benefícios a serem conquistados quando o escritor tem seu conteúdo publicado em sites de grande movimento.

Conheça algumas vantagens de produzir guest posts

Se o seu objetivo é ter seus guest posts publicados em sites importantes, comece entendendo as vantagens de produzir estes conteúdos.

Divulgação maior do conteúdo gerado

À medida que o criador de conteúdo gera material para outros sites e blogs ele passa a atingir pessoas diferentes, desta forma consegue alcançar um novo público e divulgar o seu trabalho.

Devemos ressaltar que após a publicação de seu conteúdo em novos ambientes o seu público-alvo será renovado, pois suas postagens podem atingir pessoas que nunca tiveram contanto antes com os seus serviços.

Isso faz com que um novo público se interesse pelo seu conteúdo e, consequentemente, por você e seu site, através de mais materiais que foram desenvolvidos por você.

Melhor reconhecimento e posicionamento no mercado

Ao escrever em vários sites e blogs o escritor passa a conquistar credibilidade e um melhor posicionamento no mercado sobre determinado assunto.

Ele passa a ser reconhecido pelo mercado e pelas pessoas que se interessam por determinado conteúdo e isso é uma ótima maneira de ganhar autoridade sobre o tema que você está oferecendo.

Indicações

A publicação como guest post em outros sites que sejam importantes irá gerar maior tráfego no seu site.

E, dependendo da demanda, irá aumentar as possibilidades de você conseguir uma indicação em sites que possuem rankings de primeiros lugares nos sites de pesquisa, como o Google.

Mas há também a indicação dentro do próprio site:  se você escrever um guest post em outro blog ele criará links para você, direcionando o público para seu próprio blog ou site.

Isso faz com que você se torne conhecido, ou seja, teremos um ciclo entre divulgação e indicação.

Relacionamento com outros blogueiros

Toda pessoa que possui um blog precisa de conteúdo. Se você for um bom guest blogger e for capaz de adicionar valor ao blog dos outros, vai construir relacionamentos valiosos.

Conhecer outros blogueiros pode ser essencial para você porque muitos possuem influência e uma ótima rede de relacionamentos na área.

Portanto, guest blogging pode ser uma oportunidade para aumentar seu número de seguidores nas redes sociais e visitantes no seu site.

Posicionamento nos motores de busca

Seu guest post pode ter diversos formatos, mas um fator extremamente importante deve estar presente toda vez que publicam um post seu em um blog de terceiros: um link para o seu site.

Geralmente, esse link é colocado no início ou final do post.

Independentemente da sua posição, a presença desse link é essencial para melhorar seu posicionamento na página de resultados de motores de busca como o Google.

Isto ocorre porque um dos fatores determinantes para um bom rankeamento do Google é a quantidade e qualidade dos links que apontam para o seu site.

Os motores de busca consideram links como se fossem votos, e os usam para medir a popularidade e relevância de um site.

Se você quer melhor o posicionamento do seu blog no Google, guest posts são uma ótima maneira de conseguir estes links externos.

Determine o objetivo do seu guest post

Antes de começar a escrever e publicar guest posts, é essencial determinar qual objetivo você deseja alcançar. Esta meta será fundamental na hora de escolher os blogs certos para enviar seus guest posts. Em geral, existem 3 objetivos principais em guest blogging:

  1. Estabelecer autoridade e reconhecimento no mercado
  2. Aumentar a visibilidade do seu site e gerar tráfego para ele
  3. Atrair links externos para o seu site

Se o seu guest post for publicado em blogs que já estão estabelecidos no seu mercado, vai ser fácil conquistar estes três objetivos de uma vez só.

Se você quer alcançar os objetivos #1 e #2, procure blogs que possuem uma audiência numerosa e engajada. Já no caso do #3, você vai precisar encontrar blogs com com uma forte autoridade de domínio.

Encontrando sites que aceitam guest posts

Se você é escritor e se interessou em escrever um guest post, saiba que é importante procurar e publicar nos sites certos.

No entanto essa tarefa não é tão simples assim: é importante que você procure sites e blogs que publiquem materiais com os temas que você escreve.

No inicio estes sites e blogs podem ser mais simples, mas é de suma importância que tenham um bom tráfego, de forma que o seu guest post vai ser acessado por pessoas que tenham interesse no conteúdo que você produz.

Mas se o seu objetivo são os grandes sites, que possuem milhares de acessos diários, é importante que você siga as ideias que sugeriremos.

Comece procurando os sites que se encaixam em seu perfil.

Mas, como encontrar esses sites?

Uma forma de encontrar sites e blogs interessantes é realizando o acompanhamento dos especialistas da área nas redes sociais, como o Twitter.

Outra forma de localizar blogs com potencial de guest post é através de pesquisa no Google.

Busque por nomes de blogs proeminentes na sua área ou autoridades no assunto, e inclua a palavra-chave “guest post”.

Assim, você vai encontrar os blogs onde as maiores autoridades no assunto já escreveram artigos, e poderá enviar seu pitch para esses sites.

Como se preparar para enviar sua proposta

Depois que você identificar uma lista de possíveis sites para escrever guest posts, vai precisar contactá-los e enviar sua proposta de guest post.

Antes de fazer o seu pitch, confira as dicas que preparamos para você.

Conheça a fundo o conteúdo do blog

Você já sabe o tema geral que o blog trata, mas isso não é suficiente.

Antes de escrever sua proposta, você deve pesquisar sobre os tipos de conteúdo produzidos pelo site.

Eles escrevem conteúdos de nível básico, intermediário ou avançado sobre o assunto em questão?

Todos os conteúdos são iguais, ou formatos como tutoriais ou listas também são utilizados?

Além do formato de conteúdo, procure entender o público desse blog.

Quem parece ser a persona? As informações parecem dirigidas a um público B2B ou B2C?

Todos estes fatores irão contribuir para que você faça um pitch incrível e que está em sincronia com o blog.

Veja quem mais é guest blogger nesse site

Se esse site possui outros guest posts, procure saber quem os escreveu e qual é o perfil destas pessoas.

A maioria dos blogs aceita guest posts de pessoas que possuem algumas características em comum, como cargo, área de ocupação ou experiências de vida.

Estas informações vão te ajudar na hora de se apresentar para o administrador do site.

Avalie a performance de outros guest posts

Antes de enviar sua proposta, lembre-se que você está investindo seu tempo em guest posts com o objetivo de aumentar sua visibilidade.

Portanto, pesquise sobre a performance de guest posts passados que foram publicados no blog.

Em alguns sites, esse tipo de conteúdo não gera tráfego ou engajamento.

Determine se os guest posts desse site recebem o mesmo tanto de comentários ou compartilhamentos que os posts escritos pelo dono do site.

Se essa audiência prefere posts escritos pelo próprio dono, fazer um guest post pode ser uma perda do seu tempo.

A melhor hora para propor um guest post

Você nem sempre terá a oportunidade de propor um guest post para o blog dos seus sonhos. No entanto, algumas situações favoráveis podem surgir e você não pode perdê-las. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Quando o blog faz uma menção a você nas redes sociais;
  • Quando o blog indica você, seu produto ou seu serviço em um post;
  • Quando o blog anuncia que eles estão buscando guest bloggers;
  • Quando o blog publica outro guest post.

Melhores dicas para fazer um pitch incrível

Quando você for enviar um pitch para o dono ou administrador de um blog, não pode pisar na bola. Siga nossas dicas para aumentar suas chances de ser um guest blogger.

Leia cuidadosamente as instruções

Antes de enviar uma proposta de guest post, busque saber se o blog já possui instruções para esse tipo de publicação.

Eles querem que você proponha apenas uma ideia ou preferem que você já envie o post pronto?

Existe um formato de preferência?

Você deve enviar o arquivo anexado no email, via Google Docs ou Dropbox?

Existem várias nuances na hora de enviar um pitch de guest post, portanto siga as instruções.

Personalize seu email

Como já mencionamos, um dos benefícios de fazer guest posts é construir um relacionamento com outros donos de blog. Portanto, comece esta relação com o pé direito.

Procure saber o nome da pessoa que você está contactando (essa informação provavelmente está em algum lugar do blog).

Com este detalhe em mãos, você poderá escrever um email de introdução que soa pessoal, cordial e transmite a ideia de que você está se esforçando para publicar seu guest post.

Se apresente com clareza

Antes de escrever seu pitch, você pesquisou sobre o perfil de outras pessoas que escreveram guest posts para esse blog, não é mesmo?

Baseie-se nestas pessoas na hora de escrever seu primeiro email para o blog. Se você percebeu que todos os guest bloggers também possuem um blog, enfatize isso na hora de se introduzir.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, e que o dono do blog vai querer saber quem você é antes de considerar seu pitch.

Justifique seu contato

Ao receber seu email de contato e ler sua proposta, o dono do blog vai querer saber uma coisa: por que você deveria ser um guest blogger no site dele?

Afinal, nenhum site aceita guest posts de qualquer pessoa.

Portanto, lembre-se de justificar sua proposta. Adicionar links de outros guest posts que você tenha escrito e até mesmo do seu próprio blog pode ser uma ótima ideia.

Escolha posts que tiveram um bom engajamento para que o dono do blog possa ver seu potencial.

Como escrever um bom guest post

Escrever guest posts de qualidade pode render bons frutos para você, como convites para escrever em outros blogs e aumentar ainda mais sua visibilidade.

Portanto, invista tempo na hora de escrever esse tipo de conteúdo.

Como mencionamos acima, antes de começar conheça os formatos mais utilizados pelo blog. Se todos os posts possuem menos de 500 palavras, por exemplo, siga esse padrão.

Confira abaixo outras dicas úteis para escrever seu guest post.

Foque no conteúdo

Ao contrário do que muitos pensam, guest posts não são uma ocasião para fazer propaganda da sua marca, produtos ou serviços.

Ao invés disso, foque em escrever conteúdo valioso e relevante para a audiência do blog.

Obviamente, algumas informações sobre você devem ser incluídas no post, mas elas devem ser reservadas para o espaço dedicado ao perfil do autor.

Se você desejar utilizar exemplos ou situações que ocorreram com você ou sua empresa, faça-o com cautela para não transparecer que você está fazendo propaganda de si mesmo.

Formate o texto como no resto do site

Todos os posts do blog utilizam negrito? Os textos possuem intertítulos, imagens, citações? Fique atento a estes elementos de formatação, e siga os mesmos padrões no seu guest post.

Inclua links internos e externos

Inclua no seu post links para outros artigos do blog. Assim, o dono do blog saberá que você conhece o conteúdo deles e que se esforçou para criar um conteúdo útil para sua audiência.

Além disso, se você mencionar produtos, livros ou artigos de terceiros, não se esqueça de incluir o link para estes sites externos.

Adicione um CTA para comentários no post

No fim do seu guest post, inclua um call-to-action para que os leitores comentem sobre seu artigo.

Quanto mais engajamento você gerar, melhor!

Dicas para publicar guest posts em sites importantes

Segue abaixo algumas dicas que você, criador de conteúdos e posts, pode adotar para ter guest posts publicados em sites importantes.

Comece criando relação com os sites

O primeiro passo importante para conseguir publicar guest posts em um site é criar uma relação com o site, fazendo o compartilhamento do conteúdo do site em suas redes sociais e comentando no site e nas redes sociais sobre o conteúdo que a página disponibiliza.

Uma dica: seja presente e crie engajamento com o blog ou site com o qual você quer criar uma relação.

Procure ser indicado

Já falamos anteriormente, mas nunca é demais repetir: procure indicações!

Receber indicações de contatos em comum entre o administrador do site e seus amigos, principalmente em redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, etc), sempre vai fazer diferença.

Mantenha seu portfólio de conteúdo atualizado

Se você possui um site ou blog e possui uma boa quantidade de posts e de publicações você está no caminho certo. Ser fiel a seu público e as suas publicações é sempre importante.

Por isso, manter um portfólio de conteúdo permite que você tenha um histórico, o que ajuda o site a avaliar a forma que você trata o conteúdo, expõe suas ideias e se você e seus textos combinam com o que eles compartilham.

Siga as instruções

Isso mesmo: não tente enfeitar, procure seguir o briefing ou pitch e seu texto ficará conforme o site pediu. Uma boa parceria surge do escritor saber ouvir o que o site deseja e então produzir o que é necessário.

Tenha material novo para apresentar

É importante você ter material de boa qualidade e que seja interessante para o seu público-alvo e para o público do site que você irá publicar.

Esta é a melhor forma de se apresentar e de mostrar que você deseja escrever como guest post.

Apresentar conteúdo no início do contato demonstra conhecimento sobre o assunto e sobre a página, além de dedicação e comprometimento para a relação que você deseja iniciar.

Crie um conteúdo maravilhoso

Já falamos isso também, mas é sempre importante reforçar: você precisa ser impressionante, criar conteúdo que envolva o leitor e que o faça voltar na próxima publicação.

Algumas dicas de especialistas são:

  • Manter contato com o leitor, para saber o que ele deseja;
  • Visite sites de concorrentes, leia seus textos e melhore o que eles fizeram;
  • Mantenha o SEO em dia, trabalhe muito bem as palavras-chave;
  • Não se esqueça de verificar se o seu conteúdo está agradando;
  • Tenha o feedback de quem entende do assunto, procure escutar as pessoas que trabalham na área há mais tempo e conhecem melhor o mercado.

Não se esqueça de medir seu resultados

Escrever vários guest posts e não medir o resultado de nenhum pode ser um desperdício do seu tempo. Caso contrário, como você vai saber se esta estratégia está funcionando para você?

Se seu objetivo é gerar tráfego no seu site, os resultados do seu guest post devem ser definitivamente medidos.

Neste caso, a métrica que você vai acompanhar será o número de visitas no seu site provenientes do blog aonde você publicou o guest post.

Caso você já utilize o Google Analytics para acompanhar o tráfego do seu site, esta tarefa não será difícil. Basta seguir as instruções abaixo:

  • No menu principal do Google Analytics, localizado no lado esquerdo, selecione “Aquisição”.
  • Clique em “Todo o tráfego”
  • Selecione a opção “Origem/Mídia”
  • Na tabela de análise, a coluna Origem vai mostrar todos os sites que geraram tráfego para o seu por meio de links externos.
  • Procure o site no qual você publicou o guest post e veja quantas visitas ele gerou!

Se você ainda não utiliza o Google Analytics, confira nosso guia completo do Google Analytics.

Um degrau de cada vez

Isso mesmo: jamais tente agarrar o mundo com as pernas, por isso procure dar um passo de cada vez, suba cada degrau devagar, mas sempre entendendo o que você está fazendo.

Uma dica  para quem está começando é enviar um rascunho e perguntar se deseja que seja feita alterações, isso demonstra preocupação em fazer o post da forma do site e você agradará.

Seja perseverante

E, por fim, mas não menos importante: procure ser persistente.

Hoje todo mundo produz conteúdo e pode divulgar, mas só os melhores se destacam.

Por isso procure criar o melhor conteúdo, se não foi divulgado no grande site que você está de olho agora, tente mais para frente. Mas não desista nunca!

Depois de todas essas dicas que tal colocar em prática e ter seus guest post publicados em grandes sites?

Você já conseguiu grandes publicações? Conte-nos como conseguiu, partilhe suas experiências e divida seu conhecimento!

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Andreza Maletta :Formada em Marketing, apaixonada por Marketing Digital e novas mídias. Escreve posts sobre estratégias de Inbound Marketing, Outbound Marketing, Métricas e Dicas Digitais.

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