Home » Dicas Digitais » Inbound Marketing » Os conteúdos em vídeos vão dominar a internet?

Os conteúdos em vídeos vão dominar a internet?

Segundo pesquisas, até 2020, vídeos vão dominar a internet! Você está preparado para conquistar seu público em 2018 e não perder mais espaço?

vídeos vão dominar a internet

De acordo com o relatório do cisco, o conteúdo em vídeo é a tendência do momento e para os próximo anos. Acredita-se que em 2019, o conteúdo em vídeo online será responsável por 80% de todo o tráfego de dados da internet. Segundo Alvaro Barros, diretor do YouTube no Brasil, o consumo de vídeos, em 2020, ultrapassá o consumo de TV em todo o mundo. Já consegue imaginar o que isso significa?

Vídeos vão dominar a internet!

O surgimento de plataformas digitais – tais como YouTube (pioneiro nesse “quesito”) seguido das redes sociais SnapChat, Periscope, Facebook Live e atualmente o InstaStories – possibilitaram a popularização de conteúdos audiovisuais. Com isso, mais pessoas passaram a consumir vídeos por dia, deixando o formato ainda mais popular.

Conteúdo em vídeo dá voz à comunidade, empresas e pessoas públicas que querem compartilhar informações aos usuários dessas redes sociais. Através deles, empresas e faculdades passaram a explorar essas plataformas como meio de distribuição de conteúdos informativos. E, claro, a procurar outros meios, que não sejam as redes sociais, para distribuir e fazer a gestão do conteúdo realizado.

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Como os vídeos são utilizados no ensino à distância de empresas e universidades
  • Como são os formatos em vídeo de cada rede social
  • O que mudou depois do Boom dos Stories

Conteúdo em vídeo usado na Educação a Distância

Empresas e faculdades, viram que, com diversas plataformas disponíveis, seria mais fácil investir na Educação à distância.

Incluir conteúdo em vídeo nos cursos EAD tem um enorme ganho para empresas e universidades. Além disso, é uma alternativa para manter colaboradores atualizados e alunos informados. Isso tudo sem que um funcionário da empresa precise se deslocar para fazer treinamentos corporativos. E, em caso de faculdades, os alunos conseguem otimizar o tempo sem que ocorram perdas excessivas durante o trânsito, a caminho da universidade.

A questão primordial aqui é o ganho de tempo com a diminuição de gastos com treinamentos e onboarding de novos funcionários. Gerir melhor o tempo no trabalho garante aumento de produtividade a fim de que seus colaboradores alcancem as suas metas com mais facilidade. Imagine dentro de uma empresa, o quanto o treinamento pode ser intensificado se forem repassados em vídeos aos colaboradores?

A maioria das pessoas conectadas preferem conteúdos visuais, pois exigem menos esforço do espectador do que ouvir ou ler. Os conteúdos em vídeo são mais leves, dinâmicos e informativos, porque incluem exemplos que facilitam o entendimento de quem o está assistindo. Eles contribuem para o aumento da produtividade dos alunos e dos colaboradores, deixando o aprendizado mais intuitivo e vitalício.

Por isso, as empresas estão investindo em videoaulas a fim de treinar os seus colaboradores e proporcionar um crescimento contínuo. Baseado, principalmente, na construção de uma cultura sólida.

Descubra como é utilizado conteúdos em vídeo em cada rede social

Em cada rede social o conteúdo em vídeo é consumido de forma diferente. Isso varia até de acordo com o públicos, já que cada um consome conteúdo de forma distinta.

Além da procura variar entre entretenimento e a informação. É essencial que você pense no formato e no funcionamento deles antes de investir na produção do conteúdo. Entenda cada plataforma e, só assim, produza um conteúdo que se adeque a cada uma delas.

Facebook

No Facebook as pessoas buscam vídeos mais rápidos e mais dinâmicos. Elas não querem algo maçante que vão lhes prender a atenção por muito tempo. Por ser uma rede social, o internauta procura entretenimento e, por isso, os vídeos mais famosos nas redes sociais são de receitas e animais fofinhos. Mas isso não significa que a sua loja de roupas ou de eletrônicos não fará sucesso na rede. É tudo uma questão de segmentação de público.

YouTube

Os conteúdos no YouTube são mais completos e demandam mais atenção. Geralmente, costumam ser mais longos.

As pessoas que o buscam como forma de treino/ensinamento estão dispostas a passar longos minutos e até horas para aprender o que o criador do conteúdo está disposto a ensinar.

Instagram

Até pouco tempo atrás, o Instagram era uma rede social dedicada ao compartilhamento de fotos. Mas, em agosto de 2016, foi criado o InstaStories e, com isso, passou a dar mais visibilidade aos conteúdos em vídeo, que  geram mais engajamento do que apenas fotos.

Por isso, estão sendo usados por marcas para ficarem mais próximas do público e aumentar a interação com os clientes.

SnapChat

Criado em 2011, o SnapChat começou a ficar conhecido em meados de 2012/2013 quando diversos digitais influencers começaram a migrar para a plataforma de vídeos instantâneos e que se autodestroem em 24 horas. Esses conteúdos têm por intuito aproximar os consumidores dos clientes e mostrar a realidade do dia a dia de uma loja, empresa ou como é a rotina da sua artista ou blogueiro preferido.

Ultimamente o SnapChat tem perdido espaço para o Stories do Instagram, que funciona, basicamente, da mesma forma.

Facebook Live

O Facebook live é utilizado por grandes jornais e veículos de comunicação para promover um debate na rede com os usuários. É bastante utilizado para levar uma notícia de uma forma mais instantânea.

As transmissões ao vivo também são capazes de deixar a relação com o usuário ainda mais intensa e verdadeira. Isso porque os conteúdos em vídeo, podem até não converter mais que eBooks, mas geram algo ainda mais intenso. Os vídeos geram uma conexão e o impacto emocional com o espectador, essencial para o processo de fidelização com a marca.

Entrevistamos o André Siqueira, do RD Station, e ele ressaltou algumas informações muito importantes a respeito do vídeo nas lives, isto é, webinars e trasmissões ao vivo. Vale a pena apertar o play e ouvir o AioCast abaixo:

Periscope

É um aplicativo do twitter que tem por objetivo fazer transmissões ao vivo. Ele nasceu com o intuito de fazer com que as pessoas vejam a vida por meio dos olhos dos outros. Através do periscope as pessoas podem dar “likes” e  classificar o conteúdo em vídeo que mais gostam. Com esses likes é mais fácil segmentar os próximos vídeos para o usuário, possibilitando-os fazer chamadas de vídeos privadas.

O que mudou depois dos Stories?

Com a febre do stories as empresas buscam ser mais próximas dos clientes. Por isso é de extrema importância saber usar as hashtags de forma inteligente e planejada. Capriche nos vídeos, seja criativo, use boomerangs e os filtros disponíveis na plataforma.

Aproveite a nova atualização do InstaStories para fazer enquetes com o seu público e descobrir o que eles mais curtem ver. Por exemplo: se você tiver uma loja de roupas, faça stories com as novidades que chegaram recentemente à loja e inclua os preços no vídeo. Isso é uma excelente maneira de despertar no público o interesse em conhecer a nova coleção.

Faça bate-papo ao vivo, pelo menos, uma vez na semana, para melhorar a relação empresa/colaborador/consumidor.

Os conteúdos em vídeo passam mais credibilidade e têm muito mais informações do que textos ou somente fotos.

É um jeito dinâmico e fácil de compartilhar informações com clientes e seguidores. Com os vídeos é possível criar um conteúdo fácil de ser compartilhado, que promoverá um bom engajamento e, quem sabe, poderá se tornar um viral na internet?

Viram como o vídeo possui essa versatilidade? Ele tanto pode ser utilizado no dia a dia de uma empresa internamente quanto como ação de marketing externamente. Aposto que você ficou curioso para saber o que é o vídeo endomarketing e o vídeo marketing, certo? Converse com um de nossos consultores e descubra como aumentar sua conversão.

Artigos Relacionados

Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 7 de dezembro de 2017
Comentários
background do site Inaweb Digital