Home » Notícias » A Evolução do Marketing

A Evolução do Marketing

Não dá pra se saber quando as pessoas começaram a praticar Marketing, mas é possível acompanhar a evolução do Marketing no decorrer dos séculos.

Desde que as pessoas tiveram algo para vender, fomos marketing. Mas a eficácia desses métodos de marketing aumentou e diminuiu ao longo de milhares de anos e, à medida que os consumidores e suas tecnologias avançaram em um ritmo cada vez mais rápido, os comerciantes tiveram que mudar seu jogo.

evolução do marketing

A Evolução do Marketing

Ao mesmo tempo, a tecnologia de ponta estava limitada a apenas um pequeno segmento da população – e esses avanços foram lentamente lançados para as massas ao longo de décadas (e até séculos!).

Agora, as taxas de adoção são mais rápidas do que a velocidade da luz e mais difundidas do que nunca – e está colocando o controle nas mãos dos consumidores.

Cabe aos profissionais de marketing manter o ritmo nesse mundo desordenado e acelerado se quiserem que a sua mensagem seja ouvida. Através da lente da história de marketing, veja como os comerciantes estão conseguindo. Dê uma olhada em como a tecnologia mudou a maneira como os profissionais de marketing trabalham, como os consumidores responderam (nem sempre tão favoravelmente), e nos avise onde você acha que o futuro do marketing reside. Como sempre, sinta-se livre para compartilhar e incorporar o seu futuro!

Até muito recentemente, o marketing consistia quase que de Outbound Marketing. Ou seja, o marketing que interrompe o consumidor, que vai até ele, ao invés de conhecer-los/estudar-los.

O período até a “bolha .com” consistiu em meios de marketing que apoiaram o outbound marketing.

Evolução do Marketing : 1450 à 1900

Início dos anúncios impressos

1450 – Gutenburg inventou um sistema mecânico de letras móveis, tornando a impressão em massa possível pela primeira vez o que deu início à Revolução da Imprensa.

origem e evolução do marketing

1730 – Surgem as primeiras revistas.

origem e evolução do marketing

1741 – Primeira “American Magazine” foi publicada em Filadélfia na Pensilvânia.

origem e evolução do marketing

1839 – Posters tornaram-se tão populares, que foram proibidos em muros de propriedades privadas em Londres.

origem e evolução do marketing: outdoor da coca-cola em 1922

1867 – Registro mais antigo de aluguel de outdoors.

Evolução do Marketing : 1920 à 1949

O surgimento de novos meios

1922 – Surgem os primeiros anúncios em transmissões de rádios.

1933 – O percentual de casas com rádio passou a marca de 55,2%.

1941 – Primeira publicidade na televisão registrada. O comercial do relógio Bulova alcançou 4.000 televisores.

1946 –  A porcentagem de casas com telefone passa a marca de 50%.

Evolução do Marketing : 1950 à 1972

O marketing cresce

Durante essa época, mais meios significava mais oportunidades de “fazer marketing”.

1954 – A receita de anúncios de TV ultrapassa as vendas de revistas e anúncios de rádio. Também em 1954 as receitas de TV aumentaram 15% do total de gastos publicitários, enquanto isso, a receita de publicidade em rádios caíram de 9% para 2%.

1970 – O telemarketing emerge como uma tática comum.

1972 – Pela primeira vez, a mídia impressa sente a pitada monetária do Inbound Marketing. A Time Inc. encerra as atividades da revista Life depois de 36 anos. E cita a competição com a televisão e a perspectiva de aumento da taxa postal como fatores para o encerramento.

Evolução do Marketing : 1973 à 1994

Surge a era do Marketing Digital

Durante esta era, as novas tecnologias emergentes continuam a mudar o cenário de marketing, permitindo que novas formas de marketing ganhem força e amadureçam.

1973 – Em 3 de abril de 1973, o pesquisador da Motorola, Dr. Martin Cooper, faz o primeiro telefone de mão.

Entre 1981 e 1984 – A IBM Corp. apresenta o computador pessoal da IBM. Três anos depois, em 1984, a Apple lança seu primeiro Macintosh com um comercial épico no Super Bowl dirigido por Ridley Scott.

O valor gasto para a produção do anúncio foi de 900 mil dólares. Com alcance de 46.4% das famílias americanas.

evolução do marketing Primeiro Macintosh.

1985 – A publicidade impressa é ainda mais fácil com o surgimento da publicação eletrônica e do computador pessoal, levando a uma explosão na publicidade impressa. O valor investidos em anúncios nessa época chegou a 25 bilhões de dólares.

Entre 1990 e 1994   Os avanços da rede móvel 2G precedem uma explosão no aumento do uso do telefone celular, preparando o caminho para avanços futuros como mensagens SMS, que chega em 1992. Além, a TV substitui os jornais como meio de publicidade paga, o total investido estimado entre 1990 a 1998 é de 8,3 bilhões de dólares.

Em abril de 1994, o escritório de advocacia da Phoenix, Canter e Siegel, anuncia seus serviços, publicando uma mensagem em vários grupos de notícias com milhares de pessoas. Este é provavelmente o primeiro exemplo de spam. É também o incidente que torna o termo popular.

Evolução do Marketing : 1995 à 2002

A bolha

Durante este período, as novas tecnologias continuam a surgir e a serem adotadas por públicos amplos. Os celulares ganham popularidade, e a internet começa a viabilizar o e-commerce, abrindo portas para uma explosão do marketing.

Entre 1995 e 1997 – Os mecanismos de busca Yahoo e AltaVista são lançados em 1995, seguidos pouco depois pela Ask.com em 1997. Esses serviços ajudam os usuários a encontrar informações de produtos e serviços desejam. Em dezembro de 1997, foi registrada a marca de 70 milhões de usuários utilizando a internet para realizar buscas.

Também em 1997, foi registrada a utilização do termo “SEO” pela primeira vez em uma agência de marketing e publicidade!

Neste momento, os algoritmos de busca dependem de informações fornecidas pelo webmaster, como meta-dados, densidade de palavras-chave e outros fatores na página.

1998 – Google e MSN lançam novos mecanismos de busca. 

O Google apresenta também o PageRank, que é a métrica que o Google usa para determinar como os sites devem classificar.

É uma função da qualidade e da força dos links. Isso, juntamente com fatores on-pages, é usado para determinar os resultados que são entregues aos usuários. Ou seja, com o PageRank o Google criou para os profissionais Web uma “receita” de boas práticas e em troca “dá” uma boa posição para o site nas pesquisas orgânicas.

1999 – É registrada as primeiras atualizações em blogs, o LiveJournal teve sua primeira publicação em março de 1999. E em agosto é lançado o Blogger.com, que foi comprado pela Google em 2003.

O crescimento relacionado à tecnologia se reflete em um aumento de 500% no índice NASDAQ, considerado um indicador do desempenho das empresas de tecnologia.

2000 – Chega o Google Adwords. Ainda em 2000, a bolha de .com explodiu em 10 de março, quando o índice NASDAQ Composite atingiu o máximo.

Evolução do Marketing : a partir de 2003

 A era do Inbound Marketing

Após a explosão da bolha .com a internet começa a entrar em uma nova era, caracterizada por uma maior ênfase no compartilhamento de informações, no design centrado no usuário e na colaboração.

Esta nova tendência leva os consumidores a engajar-se com as marcas de novas formas. Em vez de simplesmente empurrar publicidade nos consumidores on-line, as empresas começam a criar valor para os clientes.

2003 – Os usuários de e-mail ganham um grande aliado contra os spammers quando o “Ato de Spam” pode ser assinado por lei por George W. Bush e estabelece os primeiros padrões nacionais dos EUA contra o envio de e-mails comerciais não solicitados.

2004 – Linkedin e Mysoace são fundados, junto a eles, começa a era das redes sociais, com o lançamento do Facebook.

Ainda em 2004, os consumidores se sentem cada vez mais desiludidos e invadidos com as estratégias do Inbound Marketing e solicitam a implementação do National Do Not Call Registry. Existem cerca de 200 milhões de americanos cadastrados na Do Not Call List.

Também em 2004, aos 18 anos, Anthony Greco é a primeiro pessoa a ser presa pela prática de enviar e-mails spam. Ele se declarou culpado.

2005 – É apresentado o Google Analytics. Hoje, o Google Analytics é usado por 49,1% dos websites, isso representa análise de 80,8% do trafego do mercado online. Além disso, o Google inicia a prática de apresentar os resultados de pesquisa personalizados que são informados pelo seu histórico de pesquisa passado.

2006 – HubSpot e Twitter são lançados. Amazon vende 10 bilhões de dólares.

2007 – 295 milhões de assinantes em redes 3G existem em todo o mundo, popularizando músicas e transmissões de vídeos. As telecomunicações 3G geram mais de 120 bilhões de dólares em receita.

2010 – 90% dos e-mails marketing são spam. 90% das famílias americanas possuem ao menos um celular.

2011 – Google lança Google Panda. Algoritmo que favorece compartilhamento em redes sociais. Junto com o Google Panda, veio o Google+.

2012 – Mídias Sociais e Blogs geram reais consumidores e leads.

As inovações não pararam de surgir e foram sempre incorporadas ao Marketing.

  • A partir dos mecanismos de busca, surgiu a preocupação com SEO;
  • A partir dos blogs, surgiu o Marketing de Conteúdo;
  • A partir do fenômeno do Facebook, surgiu o Marketing de Redes Sociais;
  • A partir da popularização do YouTube, surgiu a incorporação do vídeo ao Marketing;
  • A partir das redes de comunicação móveis, a necessidade de buscar responsividade no webdesign.

Hoje, a grande tendência do Marketing é o Inbound Marketing, que responde ao perfil e às demandas do consumidor do século XXI.

O Inbound Marketing está alinhado com a realidade desse indivíduo que nasce e cresce mergulhado em informação, buscando aprender e entender antes de tomar qualquer decisão de compra.

E usa todos os recursos tecnológicos, obtidos através da evolução histórica que você acabou de acompanhar, para estabelecer um vínculo, uma comunicação consistente.

Artigos Relacionados

Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 29 de novembro de 2017
Comentários
background do site Inaweb Digital