Hoje no blog, resolvemos dividir com vocês alguns dados relevantes sobre o comportamento de consumo para o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio.
Para vendas online, essa data é considerada a terceira mais relevante, ficando atrás apenas do Natal e Black Friday, por isso a Agência Inaweb, indica aos clientes que eles caprichem em suas estratégias para aproveitar ao máximo o potencial da data, através de estratégias inteligentes que gerem engajamento não só no on, mas que também atinjam o offline.
No Brasil, temos um pouco mais de 66 milhões de mães, afoitas para que seus filhos usem bem a internet e escolham um presente que satisfaça suas expectativas, então, é importante que a marca conte com um suporte de equipe qualificada para que essa grande quantidade de acesso não seja desperdiçada. Nós vamos aproveitar para dividir aqui a expertise da Inaweb com você, dando informações numéricas que vão te fazer refletir, até porque, segundo pesquisa encomendada pela WMcan, sobre o comportamento de consumo das mães na América Latina, 18% delas não trocariam a data “por nada nesse mundo”.
Dados sobre o Dia das Mães
Através de dados colhidos pelo Ipea, desde 2016, tanto o off quando o on passaram por uma queda, porém o online se estabilizou, enquanto o offline ainda não encontrou uma maneira de alavancar, demonstrando aqui a resistência do online, e a sua capacidade de retomada mesmo em períodos de diminuição de consumo. Mesmo os clientes que optaram por compras offline sofreram algum tipo de impacto no on, antes de decidirem sobre a compra final. Por isso, reforçamos que as estratégias devem ser híbridas, como praticamos na agência Inaweb, já que os dados confirmam que on e off andam cada vez mais mesclados, e as campanhas que extrapolam os dois ambientes acabam tendo maior aderência.
É importante também que o seu ambiente digital esteja preparado com antecedência, isso pode acontecer através, por exemplo, de uma campanha de SEO a longo prazo, para que o site tenha relevância em sites de busca, já que entre os brasileiros que consideram a data do Dia das Mães como a mais relevante em relação aos seus investimentos financeiros, são gastos em média 4 horas por dia com presença na internet, e as compras exclusivamente online atingem 30% do volume total para a data.
Conclusão
Mesmo já estando no final de Abril, se você ainda não garantiu o presente da sua mãe, tudo bem. As entregas feitas pelos sites de compras estão cada vez mais eficientes e confiáveis, e, nos grandes centros podem ser feitas com um dia útil apenas, dependendo da loja. Além disso, você não é o único atrasado, já que 22% de todas as compras para essa data são feitas alguns minutos depois do início da pesquisa, e só 3% são feitas com um mês de antecedência.
Ou seja, até agora, pouco mais da metade dos presentes das mães foram comprados, então é importante que o departamento de mídia da sua agência esteja atento até os últimos momentos da data, pois cada vez mais, a agência Inaweb comprova que mesmo para as compras de última hora as estratégias de marketing digital são eficientes, levando em consideração, inclusive, que somente 30% das compras já tiveram algum tipo de pesquisa anterior.
Como 53% das mães, nas regiões metropolitanas, acessam diariamente a internet, muito provavelmente a sua já deve ter uma ideia do que quer! Agora é só correr para o clique, e, se precisar de uma ajudinha para se posicionar com qualidade e eficiência, conte com a gente.