Home » Mercado de Marketing » Panorama mundial das redes sociais: 91 estatísticas que você precisa saber

Panorama mundial das redes sociais: 91 estatísticas que você precisa saber

Conheça o panorama mundial das redes sociais e fique por dentro das estatísticas do mundo do mercado digital.

Desta forma, você pode efetivamente divulgá-la para o seu público-alvo na hora certa.

panorama mundial das redes sociais

Portanto, ter as últimas estatísticas e fatos das mídias sociais ao seu alcance torna suas estratégias e idéias criativas mais relevantes e bem-sucedidas.

Se você está criando uma estratégia de marketing de mídia social, projetando uma campanha ou fazendo um business case para usar uma plataforma específica, você precisa começar com uma pesquisa.

Pensando nisso, reunimos 91 estatísticas do panorama mundial das redes sociais, incluindo as mais utilizadas no mundo. Confira!

Panorama mundial das redes sociais

Neste tópico você vai encontrar as estatísticas e tendências das redes sociais do mercado mundial.

1) 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016. (Hootsuite, 2017)

2) 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. (Social Media Trends, 2017)

3) O uso de mídia social na Europa é de 400 milhões de usuários, sendo que 85% acessam as redes sociais por meio de plataformas mobile. (Hootsuite, 2017)

4) Os pesquisadores descobriram que conteúdos visuais aumentam a vontade de lê-los em 80%. (Xerox, 2014)

5) O conteúdo visual tem 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas mídias sociais do que os outros tipos de conteúdo. (Buffer, 2014)

6) Infográficos são apreciados e compartilhados em mídias sociais 3 vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo. (Mass Planner, 2015)

7) 59% dos americanos com contas em redes sociais pensam que o serviço ao cliente através das mídias sociais fez com que seus problemas fossem resolvidos mais facilmente. (Hootsuite, 2016)

8) Mais de 56% dos adultos online usam mais de uma plataforma de redes sociais. (Pew Research Center, 2016)

9) Posts nas redes sociais (85,3%) e em blogs (65,6%) são as táticas mais utilizadas por empresas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017)

10) O uso de mídia social em dispositivos móveis aumentou 30% em 2016. (Hootsuite, 2017)

11) Quase 80% do tempo gasto em plataformas de redes sociais acontece no celular. (Marketing Land, 2016)

Estatísticas de redes sociais das empresas

Conheça as práticas das empresas de diversos países e o que está dando certo.

12) A maioria das empresas apresentam um (31,7%) ou dois (31%) profissionais envolvidos com as redes sociais. (Social Media Trends, 2017)

13) As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017)

14) 72% das pessoas afirmam que os posts nas redes sociais são o principal formato de conteúdo consumido. (Content Trends, 2017)

15) 6 em 10 proprietários de pequenas empresas não são capazes de acompanhar o ROI de suas atividades de mídia social. (eMarketer, 2015)

16) 85,7% das empresas oferecem cursos como principal investimento para qualificar os seus profissionais de Social Media. Seguidos por 63% que oferecem treinamentos, 60% que oferecem palestras e 22,1% que investem em certificados. (Social Media Trends, 2017)

17) 50 vezes na semana é a frequência média de publicações em redes sociais que traz mais visitas ao blog. (Social Media Trends, 2017)

18) 65,2% das empresas publicam apenas 6 vezes por semana em redes sociais. (Social Media Trends, 2017)

19) 74,9% das empresas fazem análise dos resultados obtidos nas redes sociais. Já 25,1% não fazem.

20) 70% das empresas acompanham métricas que dizem respeito a alcance e engajamento. (Social Media Trends, 2017)

21) Mais de metade dos profissionais de marketing que usam as mídias sociais há pelo menos dois anos afirmam que isso os ajudou a melhorar as vendas. (Social Media Examiner, 2015)

22) O orçamento investido em mídia paga se concentra na faixa de até 5% de todo o valor destinado ao marketing digital. (Social Media Trends, 2017)

23) A publicação em redes sociais (94,1%) é uma das formas de investimento em Marketing Digital mais praticada pelas instituições de educação. (EduTrends, 2016)

24) 88% dos profissionais de marketing querem saber como medir seu retorno sobre o investimento (ROI) para as atividades de mídia social. (Social Media Examiner, 2015)

25) Apenas 42% dos profissionais de marketing dizem que são capazes de medir suas atividades em redes sociais. (Social Media Examiner, 2015)

26) 92% dos profissionais de marketing dizem que as mídias sociais são importante para seus negócios. (Social Media Examiner, 2015)

27) 48,9% das empresas afirmam utilizar ferramentas para redes sociais. (Social Media Trends, 2017)

28) 90% de todos os profissionais de marketing indicaram que seus esforços de mídia social geraram mais reconhecimento para seus negócios. (Social Media Examiner, 2015)

29) As empresas que seguem um calendário editorial definido para redes sociais apresentam uma média de visitas 2,8 vezes maior em comparação com as que não se planejam. (Social Media Trends, 2017)

30) 70,7% das empresas não exigem certificados ou treinamentos em redes sociais dos seus funcionários. (Social Media Trends, 2017)

31) 71% dos profissionais de marketing digital usam recursos visuais na estratégia de marketing em mídias sociais. (Social Media Examiner, 2015)

32) A instituições que publicam em redes sociais têm 10 vezes mais visitas se comparadas àquelas que não publicam. (EduTrends, 2016)

Redes Sociais

Agora que já apresentamos as estatísticas do panorama das redes sociais, confira algumas estatísticas das redes sociais mais utilizadas mundialmente.

Facebook

33) O Facebook é a principal rede utilizada pelas empresas brasileiras (97,6%), seguido pelo Instagram (63,3%). (Social Media Trends, 2017)

34) 63% das empresas investem em mídias pagas nas redes sociais. (Social Media Trends, 2017)

35) Apenas 45% dos profissionais de marketing pensam que seus esforços no Facebook são eficazes. (Social Media Examiner, 2015)

36) Posts no Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles sem imagens. (Buzzsumo, 2015)

37) 63% dos usuários do Facebook e do Twitter dizem que as plataformas servem como fonte de notícias sobre eventos e questões fora do âmbito de amigos e familiares. (Pew Research Center, 2015)

38) 73% das pessoas dizem usar o Facebook para fins profissionais. (HubSpot, 2016)

39) Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no Facebook aumentou 57%. (HubSpot, 2016)

40) 76% das pessoas usam seu feed do Facebook para encontrar conteúdo interessante. (HubSpot, 2016)

41) O Facebook tem 1,13 bilhão de usuários ativos diariamente. (Statista, 2016)

42) 100 milhões de horas de conteúdo de vídeo são assistidas no Facebook diariamente. (Facebook, 2016)

43) 22% da população mundial usa o Facebook. (Statista, 2016)

44) A América Latina tem a maior taxa de uso de Facebook, com 52,2% da população acessando a rede social. (Statista, 2017)

45) 76% dos usuários do Facebook visitaram o site diariamente durante 2016, com mais de 1,6 bilhão de visitantes diários, em comparação com 70% do uso diário em 2015. (Pew Research Center, 2016)

46) Mais de 50 milhões de empresas usam o Facebook Business Pages. (Hootsuite, 2016)

47) Existem 2 milhões de negócios para publicidade no Facebook. (Hootsuite, 2016)

Instagram

48) O Instagram tem 500 milhões de usuários mensais ativos. (Statista, 2016)

49) Comparado a Content Trends 2016, o número de empresas no Instagram e no LinkedIn tiveram crescimentos percentuais  de 32,2% e 20,1% respectivamente. (Social Media Trends, 2017)

50) 59% dos usuários do Instagram estão na plataforma diariamente, incluindo 35% que visitam várias vezes ao dia. (Pew Research Center, 2015)

51) Mais de 95 milhões de fotos e vídeos são compartilhados no Instagram todos os dias. (Instagram, 2016)

52) 32% dos adolescentes consideram Instagram como a rede social mais importante. (Pew Research Center, 2016)

53) A maioria dos usuários do Instagram tem entre 18-29 anos. (Pew Research Center, 2016)

54) Os usuários de internet do sexo feminino são mais propensos a usar Instagram do que os homens, em 38% contra 26%, respectivamente. (Pew Research Center, 2016)

55) A Instagram ganha US $ 595 milhões em receita de anúncios mobile por ano, um número que fica cada vez maior. (Wordstream, 2017)

56) Os usuários compartilharam mais de 40 bilhões de fotos. (Instagram Press, 2017)

57) Os usuários gostam de 3,5 bilhões de fotos todos os dias. (Instagram Press, 2017)

58) O Instagram tem a maior taxa de engajamento por seguidor. (Forrester, 2017)

59) Os usuários do Instagram são 2,5 vezes mais propensos a clicarem em anúncios do que os usuários de outras plataformas de redes sociais. (Fortune, 2015)

60) 68% dos usuários do Instagram se envolvem com marcas regularmente. (Selfstartr, 2017)

61) O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook. (Selfstartr, 2017)

Linkedin

62) O LinkedIn possui mais de 450 milhões de perfis de usuários. (LinkedIn, 2016)

63) 1 milhão de profissionais publicaram postagem no LinkedIn. (Social Pilot, 2016)

64) Mais de 3 pessoas se inscrevem a cada segundo no LinkedIn. (Social Pilot, 2016)

65) 32% dos candidatos a emprego estão usando o LinkedIn. (Social Pilot, 2016)

66) Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no LinkedIn aumentou 21%. (HubSpot, 2016)

67) 81% dos comerciantes B2B utilizam o LinkedIn para lançar novos produtos. (Social Pilot, 2016)

68) 35% dos usuários do LinkedIn acessam o site diariamente. (Social Pilot, 2016)

69) 39% dos usuários pagam para usar o LinkedIn através de contas premium. (Social Pilot, 2016)

70) 91% dos comerciantes B2B estão usando o LinkedIn para compartilhar conteúdo. (Social Pilot, 2016)

71) Um usuário mediano do LinkedIn gasta 17 minutos no site por mês. (Pew Research Center, 2016)

72) Mais de 3 milhões criaram uma página da empresa no LinkedIn. (Social Pilot, 2016)

73) 39% dos usuários do LinkedIn pagam por contas premium mensais. (Social Pilot, 2016)

74) No LinkedIn, 98% das postagens com imagens recebem mais comentários e postagens com links possuem uma taxa de engajamento de 200% maior. (Social Pilot, 2016)

Twitter

75) O Twitter tem 313 milhões de usuários mensais ativos. (HubSpot, 2016)

76) Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no Twitter aumentou 25%. (HubSpot, 2016)

77) 500 milhões de tweets são enviados por dia. (Social Pilot, 2016)

78) Anunciar no Twitter custa 33% menos do que em outros canais pagos. (Social Pilot, 2016)

79) 29% dos usuários de internet com diplomas universitários usam o Twitter, em comparação com 20% com grau de ensino médio ou menos. (Pew Research Center, 2016)

80) 63% das marcas em todo o mundo têm várias contas do Twitter. (Social Pilot, 2016)

81) 81% dos millennials verificam o Twitter pelo menos uma vez por dia. (Pew Research Center, 2016)

82) 88% dos profissionais de marketing B2B estão usando o Twitter para compartilhar conteúdo. (Social Pilot, 2016)

83) Tweets com imagens recebem 18% mais cliques do que tweets sem imagens. (Buffer)

84) 86% dos tweets incluindo link têm maior taxa de engajamento. (Social Pilot, 2016)

85) 88% das empresas americanas com mais de 100 funcionários usam o Twitter para fins de marketing. (eMarketer, 2015)

86) 65,8% das empresas dos EUA usam o Twitter para marketing. (Social Pilot, 2016)

87) 42% das marcas internacionais publicam em média 10 tweets por dia. (Social Pilot, 2016)

Youtube

88) Mais da metade das visualizações do YouTube vêm de dispositivos móveis. (Youtube, 2017)

89) O YouTube lançou versões locais em mais de 88 países. (Youtube, 2017)

90) Você pode navegar no YouTube em um total de 76 idiomas diferentes (abrangendo 95% da população da Internet). (Youtube, 2017)

91) 10 mil vídeos do YouTube geraram mais de 1 bilhão de visualizações. (Statistc Brain, 2016)

Artigos Relacionados

Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 20 de dezembro de 2017
Comentários
background do site Inaweb Digital