No marketing digital hoje não entender o conceito lead generation ou geração de leads é uma injúria. Gerar leads é a tarefa número um da grande maioria dos gestores de marketing, mas poucos workflows são seguidos de atividades que compreendam como esse trabalho irá funcionar na totalidade e direcionem esses leads para a conversão.
Ponto de Partida
A lead generation é apenas o ponto de partida de estratégias que devem ser calculadas em cima de custos, equipe, ferramentas e campanhas disponíveis em cada momento. Sua base de leads está parada em alguma plataforma, sem crescimento exponencial e sem saber para onde ir? Comece pelos custos.
Custo por lead e custo por aquisição
ROI
Medir o CPL e CPA mensalmente define melhores retornos sobre investimento (ROI) e permite um direcionamento das estratégias de nutrição de leads de forma mais realista. No seu cálculo de custos, você deve prever quanto gasta para a lead generation somado aos custos de encaminhar este lead até a aquisição. Você tem feito isso?
Nutrição de leads
Marketing digital não é só sobre gerar leads, é sobre saber o que fazer com cada um deles. Empresas que fazem nutrição de leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor do que empresas que não fazem, segundo dados da Forrester Research.
Nutrir seus leads
É colocar cada contato em um processo de compra, para que ele ultrapasse as fases de reconhecimento, consideração e decisão até a aquisição final de seu serviço ou produto. Ainda que a maioria dos caminhos de nutrição sejam feitos por e-mail marketing, essa não é a única alternativa de fluxo de conteúdo para conquistar seu cliente.
Fluxo de Nutrição
Os fluxos de nutrição irão priorizar leads que estejam mais engajados com a sua marca por meio de ações que liguem conteúdos à contextos. O lead scoring é uma ótima forma de fazer isso. Por exemplo: um lead que acessou um conteúdo sobre os serviços da empresa ganha 10 pontos, se ele abriu o e-mail e clicou no CTA de consultoria gratuita ganha mais 20 ponto e se entrou em contato pelo site ganha mais 20 pontos. Esse score vai te informar onde investir o tempo, ou seja, quem são os leads mais preparados para comprar.
Lead Generation
Desta forma, o vendedor (ligação ativa) não perde seu tempo em abordagens a contatos que ainda não estão prontos para isso e se envolve com pessoas que já forneceram informações valiosas e realmente estão interessadas no serviço. Isso gera economia de tempo, equipe, custo e maior precisão dentro do marketing digital.
Não basta apenas conhecer conceitos em alta e fazer o esforço mínimo. Lead generation é a ponta do iceberg no processo de venda, é preciso mergulhar para encontrar o que há de maior.
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