Agora que você já sabe exatamente o que é uma landing page matadora e o que ela pode ou não fazer pelo seu negócio, está em melhores condições de usá-la.
Mas ainda falta aprender o que compõe uma página de conversão realmente eficiente.
Então veja essas 8 dicas infalíveis que vão te ajudar:
1. Mostre o valor da oferta o tempo todo
O ponto principal numa página de conversão é a apresentação da oferta. Se isso não for bem feito, nada mais vai adiantar.
Pensando nisso, você precisa mostrar o valor dela o tempo todo.
Mas, como?
Por pensar bem no conteúdo que vai apresentar, criar um título atrativo, usar imagens de qualidade que se relacionem com o que está apresentando, etc.
Oferecer provas sociais — como colocar depoimentos de pessoas que já se beneficiaram da oferta ou indicar o número de downloads já feitos — é outra maneira de convencer o público.
2. Remova qualquer distração
O recomendado é que uma landing page não tenha menus de navegação ou links de ajuda no rodapé, como as outras páginas de um site. Mas, por quê?
Links e botões representam opções de ações que o visitante pode tomar na página.
E quanto mais opções, mais distante ele fica da sua oferta.
As distrações não param por aí. Em alguns casos, na tentativa de criar algo atraente e inovador, é possível usar recursos que, apesar de muito bonitos, não ajudam na conversão.
Por exemplo, animações complexas ou fundos de vídeo devem ser usados com cuidado, especialmente se tiverem som.
3. Pense em SEO
O SEO, ou otimização para motores de busca, é essencial para que a sua página seja facilmente encontrada através de sites como o Google.
Otimizar o SEO envolve pensar na intenção do público que você deseja atrair, e como ele pesquisaria o assunto. Como assim?
Pense no seguinte: alguém que pesquisa “Como montar um processo de vendas” pode estar iniciando um negócio e precisa de um guia básico.
Ele não se interessaria por uma página com o título “Como otimizar seu processo de vendas”, mais indicada para alguém mais avançado no assunto, pois a sua intenção seria outra.
Entenda a intenção da sua persona e direcione tudo para atendê-la: título, conteúdo, palavras-chave e até o alt text das imagens.
4. Tome tempo para criar o CTA
O CTA, ou Call-to-action, é um dos elementos mais importantes da página. Digamos que ele é o gancho final, a chamada à ação que vai capturar de vez o interesse do visitante.
Essa chamada precisa ser clara e entusiástica, algo que motive a pessoa. Por isso, frisamos que você deve tomar tempo para escolher.
Mais ainda, teste diferentes CTAs para ver o que converte melhor. Às vezes, uma simples troca de palavras é suficiente para melhorar o desempenho da página toda.
5. Não faça o público pensar demais
É impossível reforçar o bastante a importância de não forçar o visitante a tomar a ação desejada, mas sim convencê-lo a fazer isso.
Porém, é importante não fazer com que seu público pense demais, ou seja, colocar obstáculos que dificultem a tomada de decisão.
Formulários muito longos ou invasivos, falta de contraste nos botões de CTA e conteúdo ambíguo são formas de deixar a conversão lá embaixo.
A solução? Seja claro e conciso, crie uma hierarquia de informações bem definida para a página e não deixe o visitante na dúvida em momento algum.
6. Solicite informações relevantes
Não há dúvidas de que o formulário é o item central da landing page. É através dele que você poderá coletar as informações de que precisa sobre seu visitante.
Portanto, se você pedir informações irrelevantes, ele perde todo o propósito e utilidade.
Na dica anterior nós já reforçamos que não é interessante criar um formulário muito longo. Isso pode desestimular o visitante, fazendo com que ele desista da sua oferta.
Muitos sites bem sucedidos possuem apenas um único campo no formulário e nada mais.
Essa concisão só é possível se você souber qual (ou quais) informação será mais útil para você, tendo em mente que o objetivo é fazer o visitante avançar no funil de vendas.
Na imensa maioria dos casos, isso significa que você terá de pedir o e-mail do visitante – para que, depois, seja possível enviar outros conteúdos, convidá-lo a retornar ao seu site, estreitar o relacionamento.
Porém, em alguns casos muito específicos, pode ser que você precise de informações complementares.
Isso acontece principalmente no caso de negócios que estão começando e ainda não conhecem completamente o perfil de seus visitantes.
Faz diferença saber informações como o sexo, idade ou localização? Você pode incluir itens como estes no seu formulário, desde que eles sejam absolutamente relevantes e que a praticidade do preenchimento não seja comprometida.
7. Esteja atento aos dispositivos móveis
Já se foi o tempo em que todo mundo navegava na internet através de computadores de mesa ou notebooks.
Hoje em dia, a coisa mais comum é realizarmos nossas atividades online em smartphones e tablets ou, em alguns casos, até em mais de um aparelho ao mesmo tempo, não é mesmo?
Justamente por isso é crucial prestar atenção aos dispositivos móveis na hora de criar uma página de conversão.
Caso contrário, dificilmente vai ver conversões de usuários desses aparelhos, que provavelmente representam uma parcela enorme do seu público.
O design responsivo, que deixa um site adaptável a qualquer tamanho de tela, é ideal não apenas para a sua landing page, mas para seu site e blog também!
8. Use bem as páginas de agradecimento
E se a pessoa gostar do que viu e aceitar sua oferta, fim de papo? Nada disso! Use uma página de agradecimento, a chamada “Thank you page”.
Será que vale a pena mesmo? Com certeza.
Por meio dessa página você tem a oportunidade de reforçar brevemente o que a pessoa ganhou com a oferta.
Desse modo, as chances dela realmente fazer uso do material são maiores.
Além disso, você fica com o caminho aberto para fazer uma nova oferta, que ajuda a avançar ainda mais o lead pelo funil.
Se a pessoa baixou um e-book, que tal oferecer outro material complementar? Ou quem sabe disponibilizar um formulário para que ela fale com um consultor?
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