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Tudo o que você precisa saber para converter mais leads em webinars

Entenda o que é um webinar, os benefícios que essa estratégia pode trazer e como converter mais leads em webinars!
Você sabia que recentes pesquisas indicam que o futuro na Internet são os vídeos? Leia esse conteúdo até o final para entender o motivo e ainda aprender como melhorar a sua conversão em webinar.

Mas, você deve estar se perguntando: o que é webinar? Calma, pois já vamos te explicar tudo.

De forma sucinta, para já matar a sua curiosidade, webinar é uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo capaz de gerar leads.

Além disso, atua no processo de nutrição até a sua concretização como clientes. Vamos mostrar como essa é uma boa estratégica para seu negócio.

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Qual a importância de criar um webinar atualmente.
  • Como fazer um webinar.
  • Passo a passo para criar um webinar que gere resultados.

O que é webinar e qual sua importância?

Webinar é uma abreviação da expressão em inglês “web based seminar” (seminário realizado pela internet, em português). É algo em formato de videoconferência com fins comerciais ou educacionais. Com ele, sua empresa pode fazer uso de uma plataforma online para comunicar com vários públicos de interesse de uma vez só.

O webinar é um seminário online que geralmente tem um tema específico e é transmitido ao vivo. Ele pode ser utilizado por você, gestor, para os mais diferentes propósitos.

Ele é uma ótima forma de engajar diretores e outros especialistas da empresa que dificilmente conseguem alocar tempo para escrever no blog da sua organização ou produzir algum outro tipo de conteúdo estratégico e de treinamento corporativo.

É válido ressaltar que tais conteúdos podem ser reaproveitados para dar origem a outros formatos, como eBooks, posts no blog, infográficos, apresentações no slideshare, podcasts etc.

Poder de conversão do Webinar

O webinar também pode ser uma maneira de trabalhar um tema amplo da sua organização com o intuito de atrair e gerar leads ou tratar uma temática mais avançada para alavancar seus leads no funil de vendas.

Ele também pode ser aproveitado como uma demonstração ao vivo do produto que comercializa com o objetivo de converter os leads avançados em clientes reais.

Ou seja, o poder da conversão resume bem a sua importância. É preciso ter definido o que levar em consideração ao determinar o tema da transmissão e, consequentemente, sua estratégia de conversão.

O webinar pode ser somado à outras estratégias de marketing e cultura digital, já que garante um maior nível de atenção do público. Além disso, a conversão pode ser melhorada pelo fato da ferramenta também trabalhar a questão de engajamento.

Afinal, é muito diferente inserir uma pergunta nos comentários de um conteúdo e vê-la respondida quase que imediatamente durante um webinar. Essa relação de proximidade é ótima para concretizar conversões.

A transmissão também auxilia a trabalhar a questão da autoridade e tráfego. Lembre-se que o poder da comunicação por vídeo está na alta capacidade de persuasão e essa ferramenta provoca uma verdadeira reação em cadeia positiva.

Um webinar funciona muito bem para esclarecer pontos sobre a solução que oferece por meio da sua empresa e, assim, eliminar qualquer tipo de objeção em relação à ela.

Como fazer um webinar?

Agora que já aprendeu o básico do que é webinar, sua conversão e importância, está na hora de saber como ele funciona na prática!

O uso da ferramenta nas empresas já é bem popular. De acordo com pesquisa do Content Marketing Institute, dois terços dos comerciantes B2B (entre empresas) usam webinars na sua estratégia. Entre eles, 66% acreditam na efetividade desse método.

Além disso, segundo levantamento da Cisco, até 2020, mais de 80% de todo o tráfego na Internet serão por meio de vídeos. Então, não fique fora dessa!

Um webinar pode ser realizado ao vivo ou com vídeo gravado e transmitido em horário pré-estabelecido. Mas saiba que a primeira opção é a melhor forma de captar o potencial de interação que essa ferramenta oferece.

Tenha um planejamento

Tenha sempre em mente que o sucesso da conversão em webinar depende de planejamento. O ideal é que dedicar-se aos detalhes da estratégia com um mês de antecedência. Além disso, é essencial criar uma sequência de etapas para antes, durante e depois do evento online.

Com a programação pronta, é hora de colocar a mão na massa. Então, confira abaixo o passo a passo que fizemos para que você consiga criar um webinar.

Guia para um Webinar que gere resultados

1. Escolha a plataforma

Primeiro, para fazer um webinar você precisa escolher uma ferramenta online própria. Hoje em dia, existem diversas plataformas utilizadas para sua realização, como AioGoogle HangoutsFacebookYouTubeWebinarJamTwitchWeBexGoToWebinar e GoToMeeting.

Na hora de decidir qual usar, leve em consideração todas as suas necessidades e como a ferramenta que pretende utilizar pode atendê-las.

Dica para melhorar a conversão: É essencial que a plataforma tenha um modo de conseguir capturar informações sobre o usuário, como o e-mail. Isso pode acontecer logo quando o usuário for acessar a plataforma.

2. Defina o tema

Após a escolha da plataforma, defina o tema do webinar. Para isso, saiba que os resultados da conversão dependem necessariamente do conteúdo que será apresentado.

É muito importante que o mesmo atenda aos objetivos reais da sua empresa. Entretanto, as metas não devem ser diferentes dos interesses do público-alvo.

Dica para melhorar a conversão de webinar: neste momento pense em um assunto capaz de engajar o seu público.

3. Escolha a data e horário

Ferramenta e tema decididos? Então é o momento de escolher a data e horário do webinar! Essa é uma etapa que, muitas vezes, é menosprezada como se não fosse relevante. No entanto, não caia nesse erro!

A data e horário de transmissão é tão importante quanto seu tema. Com isso, marcar seu webinar para uma véspera de feriado ou para uma sexta-feira à noite é uma péssima escolha.

Então, ao escolher o dia e horário, leve em consideração os interesses do seu público. Tudo isso para garantir que ele esteja online no momento da transmissão ao vivo. Além disso, quanto menos o seu evento concorrer com outros que possam afetar sua audiência direta ou indiretamente, melhor!

Dica para melhorar a conversão de webinar: pense no melhor horário para garantir a presença dos usuários na transmissão. Além disso, você pode até fazer um teste A/B até confirmar se, de fato, é a hora ideal para conversar com seu público.

4. Crie uma landing page

Definidos o tema, a data e o horário, é necessário se dedicar a peça que garantirá a presença do usuário entre os inscritos para o evento. E, com isso, materializar a sua conversão no webinar: a landing page.

Landing page é, basicamente, uma página de conversão que deve ter um visual limpo e sem distrações. Funciona como uma espécie de convite online para o webinar. Para isso, crie a landing page com um breve formulário onde o usuário registra, primordialmente, seu nome e e-mail.

É claro que outras informações podem ser úteis à sua organização. Mas o fundamental é garantir essas duas, pois isso já caracteriza um novo subscriber. Para virar um lead basta pedir mais informações tais como empresa, área de atuação e, principalmente, o telefone.

Uma boa dica é também acrescentar um título chamativo à landing page. Além disso, inclua recursos visuais cuidadosamente explorados, clareza na oferta e vantagens que o evento oferece. Vale acrescentar um CTA (call to action) com um botão de inscrição, uma frase curta e convidativa.

Dica para melhorar a conversão de webinar: otimize a página com um CTA atrativo. Além disso, deixe tudo explicado para o usuário. Inclusive, é pertinente acrescentar um material, seja eBook ou planilha. Isso permite que o seu público poderá ler e guardar o conteúdo que será passado na transmissão, caso seja uma apresentação dele.

5. Divulgação

Já com a landing page pronta, o próximo passo é divulgar o seu webinar ao público de seu interesse. Mas como? Essa etapa pode ser feita de diferentes formas, como e-mail marketing, mídias sociais e CTA no site ou blog, por exemplo. Análise qual irá agregar mais para sua estratégia de conversão.

Dica para melhorar a conversão de webinar: pense em uma divulgação que passe pelas redes sociais, email e, claro, até por um co-marketing. Dessa forma você conseguirá atrair mais pessoas para o webinar e converter mais leads.

6. Faça um roteiro

Depois de cuidar da divulgação do webinar, você deve se preocupar com a realização em si do evento. Por isso, é interessante elaborar um roteiro com as demais ações: como será a apresentação, avaliação e disponibilização para quem não conseguiu assistir a transmissão por algum motivo.

Quando esquematizar essa posterior oferta do webinar, pense em usar plataformas como o Aio, que ajuda a reforçar a sua autoridade e a atrair a atenção da audiência para a sua marca ou empresa, gerando tráfego para seu site ou blog.

Dica para melhorar a conversão de webinar: é preciso atrair a atenção do espectador. Faça um roteiro que seja atrativo e que não fique monótono. É imprescindível entregar aquilo que realmente prometeu e que seja uma entrega rica. Vale inserir materiais para download e até pedir para que comentem as dúvidas ao longo do webinar. Assim fica muito mais dinâmico e você consegue realmente engajar aquele usuário.

Como converter mais leads com webinar?

Seja para vender uma solução ou para utilizá-la com propósito educacional, não há como pensar em marketing digital sem a estratégia de webinar.

Essa ferramenta também possibilita ofertar conteúdos para download. Pense em eBooks, planilhas e check-lists. Isso melhora consideravelmente a conversão.

Porém, não caia na ilusão de que basta apenas marcar o webinar, lançar para a base e preparar uma apresentação. Você também precisa pensar na experiência dos seus leads durante este seminário online. Por isso, otimize suas ações no quesito ambiente online, onde seu lead irá assistir à transmissão.

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Andreza Maletta :Formada em Marketing, apaixonada por Marketing Digital e novas mídias. Escreve posts sobre estratégias de Inbound Marketing, Outbound Marketing, Métricas e Dicas Digitais.