Home » Dicas de Desenvolvimento Web » Desenvolvimento Web » Guia completo: como começar em User Experience Design (UX)

Guia completo: como começar em User Experience Design (UX)

A essa altura você já deve ter entendido o que é Arquitetura de Informação, o que é User Experience Design (UX) e como essas áreas se relacionam.

Costumo receber muitos emails e mensagens de leitores aqui do blog que têm interesse em conhecer mais sobre UX Design (ou em alguns casos até migrar para a área) e pedem orientação sobre como dar os primeiros passos.

Então resolvi reunir aqui nessa página alguns links e dicas para quem está começando em UX, na esperança que esses links todos possam abrir algumas portas e iluminar alguns caminhos.

Primeiro para Começar em User Experience

O primeiro passo é se “conectar” com UX Design nas diversas plataformas e redes sociais disponíveis hoje. Existe muito conteúdo disponível online gratuitamente — e é só uma questão da pessoa interessada começar a acompanhar com uma certa frequência o que é dito, escrito e publicado por esse mundão da internet. Veja algumas dicas mais práticas abaixo:

Acompanhe blogs de UX Design

A maioria dos blogs nessa lista são atualizados pelo menos uma vez por semana, o que lhe dará material suficiente para ler com certa frequência. Para alguns deles, vale a pena navegar pelo arquivo, já que existe uma imensa e valiosa quantidade de material ali.

Uma outra opção interessante para trocar ideias com profissionais brasileiros da área é utilizar os grupos no Facebook, Linkedin e Google Plus que foram sendo criados sobre o assunto. Esses são os grupos dos quais participo:

Entre para algumas listas de discussão

O IAI (Information Architecture Institute) possui uma lista de discussão em português onde participam grande parte dos profissionais da área. Nessa lista são discutidas referências, estudos de caso, novas tecnologias, processos, metodologia, vagas, eventos e outros assuntos relacionados à profissão, incluindo a organização de animados happy hours e outros encontros regionais entre AIs. Nesta página é possível se inscrever para receber os e-mails e participar das discussões. A lista conta com um grande número de entusiastas e profissionais da área, então é importante ter bom senso na hora de participar.

Há também a lista de discussão internacional do IxDA, com um volume ainda maior de participantes e de discussões, todas realizadas em inglês.

Se você usa Slack, tem também um ótimo grupo de discussão de UX por lá.

Segundo Passo para Começar em User Experience

Agora que você está “conectado” com o universo de UX de várias formas, pode passar a acompanhar o conteúdo que é publicado em todos esses canais diariamente. O próximo passo é começar a se aprofundar um pouco em áreas específicas.

Há quem acredite que não seja possível se aprofundar em UX senão trabalhando durante muitos anos na área ou então seguindo carreira acadêmica. Mas caso você esteja pensando em entrar de cabeça, há uma série de livros, cursos e eventos recomendados para quem deseja refletir um pouco mais sobre a disciplina — e no caso dos workshops, até colocar a mão na massa.

Livros de UX, Design de Interação e Usabilidade

começar em User Experience

Compilei na lista abaixo os principais livros sobre o assunto, mas vale pesquisar outros títulos caso você esteja procurando uma orientação mais específica (sobre mecanismos de busca, search engine optimization, testes de usabilidade etc.). Alguns deles possuem também uma versão em português. Link: grupo de UX Design no GoodReads >

Se você está procurando um livro para iniciantes, recomendo dar uma olhada no livro que escrevi recentemente chamado Introdução e Boas Práticas em UX Design:

Cursos de UX

Apesar de grande parte dos profissionais que trabalham na área serem autodidatas, um dos assuntos mais procurados por quem visita o blog são os cursos e especializações em Arquitetura de Informação. O número de cursos disponíveis no Brasil está crescendo bastante nos últimos anos, mas optei por não listar aqui os cursos que eu conheço para não ser tendencioso. Na dúvida, peça recomendação para outros profissionais da área que você conhece — ou então use algum dos grupos e listas de discussão acima para fazê-lo.

Eventos de UX

Ainda não são muitos os eventos, especialmente os nacionais, mas todos os eventos em que estive presente foram sempre muito bem organizados. Frequentemente acontecem palestras e eventos irregulares, que não estão listados aqui. A lista de discussão do IAI é uma boa forma de ficar informado quando eles estão para acontecer.

Eventos de UX nacionais:

Eventos de UX internacionais:

  • Veja aqui uma lista completa com mais de 30 eventos de UX espalhados pelo mundo. Quem sabe você não se programa para participar de algum na sua próxima viagem internacional? UX Design Events.

Posts e artigos de UX

Compilei uma lista com os posts aqui do Blog de AI para quem está chegando agora. Dê uma olhada e compartilhe com quem também está iniciando.

Definições e primeiros links:

Mercado e carreira:

Ferramentas e métodos:

UX Design e Service Design:

Responsive Design e Design de Interação:

Não esqueça de acompanhar o Blog de AI e ser avisado quando novos posts forem publicados. Será um prazer ter você como leitor.

Ah, e se você ainda não o fez, curta nossa página no Facebook e siga a gente no Twitter.

Terceiro Passo para Começar em User Experience

É um ciclo: você só será contratado como UX Designer quando tiver um portfólio com trabalhos de UX. Mas se você nunca trabalhou com UX, como é que vai conseguir montar um portfólio?

O caminho mais certeiro é o estágio: as empresas normalmente requerem nenhuma experiência anterior, a responsabilidade é menor e você terá chances de errar e acertar. Depois de um tempo, você terá experiência no currículo para conseguir uma contratação. Se no seu caso o estágio é financeiramente inviável, uma opção é se programar antes (leia-se “juntar dinheiro”) para poder ficar alguns meses estagiando antes de ser contratado.

Se você já trabalha com algo relacionado a Design, é possível que consiga começar em um cargo de UX Designer / Arquiteto de Informação Junior. Nesse caso é importante ser honesto nas entrevistas e deixar claro que você está fazendo a transição entre uma área e outra.

Artigos Relacionados

Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 18 de abril de 2017
Comentários
background do site Inaweb Digital