Home » Insights » Aplicativos gratuitos para criar vídeos de forma fácil e rápida no seu celular!

Aplicativos gratuitos para criar vídeos de forma fácil e rápida no seu celular!

Você sabia que, até 2020, 82% do tráfego da Internet será gerado por vídeos. E que, no mesmo ano, espera-se que o consumo de vídeos online irá ultrapassar a TV?

Aplicativos gratuitos para criar vídeos

Fazer vídeos em sua estratégia de marketing não é somente uma opção: é fundamental investir neste formato de conteúdo para atrair e engajar seu público.

E, ao contrário do que muitos pensam, fazer vídeos não é uma tarefa impossível ou que exige equipamentos profissionais.

Na verdade, o mais importante ao fazer vídeos para sua marca é ter uma estratégia bem definida e um planejamento do que você vai produzir. Não basta gravar a #hashtag do momento entre os youtubers, elaborar vídeos estratégicos é fundamental!

Aplicativos gratuitos para criar vídeos de forma fácil e rápida no seu celular!

Pronto, agora que você já sabe como construir sua estratégia e já pode planejar seus vídeos, o próximo passo é começar, de fato, a produzi-los.

Mas como?

Você pode usar várias opções! Pode investir em uma gravação mais profissional em um estúdio ou até mesmo comprar uma câmera.

Porém, uma maneira mais acessível e que está ao alcance das mãos é fazer vídeos com o celular.

Atualmente existem vários aplicativos que tornam isso muito mais fácil e profissional! Você pode investir em transmissões ao vivo, screencasts ou gravar e editar seus vídeos normalmente.

Pensando nisso, fiz uma lista com 31 aplicativos gratuitos para criar vídeos para você baixar agora mesmo!

1. Splice ou Quik

O Splice (iOS) ou Quick (Android) é um aplicativo de fácil e rápida edição desenvolvido pela GoPro. Basta selecionar as fotos e vídeos e uma música que ele faz as montagens e transições.

Download: iOS / Android.

2. Magisto

O Magisto permite que você crie vídeos a partir das fotos selecionadas em sua galeria. É possível acrescentar trilha sonora e efeitos de transição.

Download: iOS / Android.

3. Adobe Premiere Clip


Aplicativo desenvolvido pela Adobe, uma das maiores referências em edição gráfica do mundo, o aplicativo tem uma interface incrível e permite que você grave, monte e recorte vídeos, além de adicionar trilhas sonoras e alguns outros recursos.

Download: iOS / Android.

4. VídeoShow

Aplicativo de fácil utilização que permite uma variedade de recursos. Além de montar o vídeo, é possível adicionar legenda, desenhos com a caneta do app e adesivos. Não há limite de tempo para os vídeos.

Download: iOS / Android.

5. Vintage Retro Camera


Com esse aplicativo é possível criar vídeos com efeito retrô, com se tivessem sido feitas em filmadoras analógicas, com os ruídos característicos.

Download: Android.

6. iMovie

O iMovie tem uma interface amigável e é de fácil uso. Faça o upload de vídeos e crie seus cortes e transições.

Download: iOS.

7. Estúdio Stop Motion

Como o nome sugere, esse aplicativo é dedicado a produzir vídeos em stop motion. Além disso, ele permite a aplicação de filtros e efeitos sonoros.

Download: iOS / Android.

8. Action Movie FX

Gosta de ação? Precisa criar vídeos com efeitos especiais? O Action Movie FX vai permitir que você coloque explosões, monstros e outros recursos inspirados no mundo de Star Wars ou X-Man, por exemplo.

Download: iOS.

9. Action Movie Creator

Tem proposta similar ao anterior, mas foi desenvolvido para Android.

Download: Android.

10. KineMaster

O KineMaster é um aplicativo diferenciado! Permite editar os vídeos em várias camadas, usando também imagens e textos, aplicar várias músicas, além de regular a imagem com recursos de brilho, contraste e mesmo aplicação de filtros. É possível, ainda, exportar os vídeos em Full HD.

Download: iOS / Android.

11. Artisto

O Além da edição de fotos, o Artisto permite que você crie vídeos curtos a partir de imagens, além de contar com mais de 15 filtros.

Download: iOS / Android.

12. Lapse It


Vídeos em time-lapse, aquela técnica que junta várias fotos tiradas em sequência com intervalos curtíssimos, são um ótimo recurso visual para construir vídeos interessantes. O Lapse It Pro é um aplicativo dedicado à esse estilo.

Download: iOS / Android.

13. Vine

Apesar de não estar mais em seus anos de glória, o Vine já foi um aplicativo muito usado. A ideia é gravar pequenos vídeos de apenas 6 segundos, que são reproduzidos em loop. É um recurso legal para criar gifs e memes.

Download: iOS / Android.

14. Boomerang

O Boomerang é outro aplicativo que bem popular graças ao Instagram. Ele grava vídeos curtos que passam em loop e, assim como o Vine, é uma ótima opção para criar gifs.

Download: iOS / Android.

15. Minecraft Stop-Motion Movie Creator

Se você ama Minecraft, esse aplicativo é para você! Com ele é possível criar vídeos em stop motion com os personagens da série.

Download: iOS / Android.

16. Movie Maker FilmMaker

Com esse aplicativo você conseguirá cortar, agrupar, aplicar efeitos e filtros, dentre outros recursos, aos seus vídeos.

Download: Android.

17. VidTrim

O VidTrim é simples, mas prático e rápido para quem quer fazer edições pelo celular. Oferece todos os recursos básicos necessários.

Download: Android.

18. Flipagram

O Flipagram permite criar vídeos combinando fotos, vídeos, efeitos, slides e músicas.

Download: iOS / Android.

19. Videorama

O aplicativo tem uma interface amigável e permite que você combine fotos e vídeos, cortando, acelerando e usando efeitos.

Download: iOS.

20. PocketVideo

Esse aplicativo foi desenvolvido pensando especialmente nos youtubers e vloggers. A ideia é que o usuário crie todo o vídeo no próprio app: desde a gravação, passando pela edição e, por fim, publicando no Youtube.

Download: iOS / Android.

Se você está procurando mais informações no YouTube para melhorar seu canal, conseguir mais views e engajar os usuários.

21. YouNow

O YouNow é um aplicativo dedicado a transmissões online. Com ele é possível criar grupos de interação (chats) em cada transmissão, aproximando a experiência entre usuários.

Download: iOS / Android.

22. Montaj


O Montaj, com o nome sugere, permite que você faça montagens entre vídeos de 5 segundos. Basta gravar ou selecionar o vídeo e depois adicioná-los a um storyboard e combina com músicas e filtros.

Download: iOS.

23. Instagram

Embora seja uma rede social, o Instagram vem cada dia mais trazendo recursos de edição que o tornam um aplicativo bem completo neste aspecto. Além da edição de fotos, também é possível editar vídeos curtos (até um minuto) com os filtros do aplicativo. Com o Stories, ainda, é possível gravar vídeos de 10 segundos, aplicando filtros, textos e stickers.

Download: iOS / Android.

24. MSQRD

Esse aplicativo permite que você troque rostos ou coloque máscaras em seus vídeos de selfie, com no Snapchat. A diferença é que ele também permite a transmissão ao vivo no Facebook.

Download: iOS / Android.

25. Vue

O Vue é um aplicativo que permite a montagem de vídeos, mas seu grande diferencial são os stickers e filtros.

Download: iOS / Android.

26. Viddy

Com uma interface que lembra muito o Instagram, o Viddy permite que você edite seus vídeos, cortando-os e aplicando efeitos, cores e filtros.

Download: iOS.

27. AndroVid

Esse app permite cortar e mixar fragmentos de vídeos, aplicar filtros e alguns efeitos, como câmera lenta ou sépia.

Download: Android.

28. FilmoraGo

O FilmoraGo é bem intuitivo e permite agrupar vários vídeos, fazer cortes, inserir efeitos de transição, músicas e ajustes de imagem.

Download: iOS / Android.

29. Perfect Video

Com esse aplicativo você tem acesso aos recursos de corte, efeitos e transições. Seu único defeito é que, para retirar a marca d’água, é necessário comprar o aplicativo. Com exceção disso, o aplicativo é gratuito.

Download: iOS / Android.

30. Camcorder

Esse aplicativo simula uma filmadora VHS, aplicando os efeitos, ruídos e sinais característicos delas.

Download: iOS / Android.

31. Efectum

O Efectum permite criar vídeos em câmera lenta, rápida ou reverso, permitindo aplicar diferentes efeitos em trechos diferentes do vídeo.

Download: Android.

32. MobCrush

Essa é pros gamers que adoram competir! Com esse app você pode fazer a transmissão ao vivo de suas partidas.

Download: iOS / Android.

33. Stream

O Stream é outro aplicativo para transmissões ao vivo. Sua característica mais interessante é permitir que você ou outros usuários com acesso à sua live gravem pequenos trechos da transmissão para depois compilar e fazer os “melhores momentos”.

Download: iOS.

34. VideoShop

Esse aplicativo permite que você monte o vídeo da forma que queira, cortando, agrupando, selecionando melhores momentos e aplicando músicas e efeitos sonoros, além de efeitos.

Download: iOS / Android.

35. VidLab

O VidLab tem vários filtros interessantes disponíveis, disponibiliza recursos de correção da imagem, além de permitir que você adicione textos em partes específicas do vídeo.

Download: iOS.

36. PowerDirector

Com esse aplicativo, você vê seu vídeo em um storyboard detalhado, sobre o qual pode trabalhar diversos aspectos, como volume, velocidade, espelhamento, texto, corte, dentre outros, em pontos específicos.

Download:  Android.

37. CuteCUT

O CuteCUT também mostra seu vídeo em um storyboard. Nele, você pode adicionar montagens, textos e juntar seus vídeos e fotos para formar um só.

Download: iOS / Android.

38. Cameo

aplicativos gratuitos para criar vídeos

O Cameo é uma aplicativo desenvolvida pela Vimeo, uma das maiores referências em vídeo do mundo.

Ele se propõe a ser um aplicativo de fácil uso. Segundo a própria descrição, basta cortar e combinar vídeos do rolo da câmera com alguns toques e depois selecionar efeitos para melhorar a imagem e uma trilha sonora.

Download: iOS.

39. MovieMaker

O MovieMarker é um dos aplicativos de vídeo com a interface mais amigável. Ele permite montar o vídeo, mas seu recurso mais legal são os letreiros, que você pode variar cor e tamanho e são muito criativos.

Download: iOS.

40. SlideShow Movie Maker

Como o nome sugere, a ideia é criar um slideshow com suas fotos e vídeos e aplicar uma música. É simples e prático de usar.

Download: iOS.

41. Slideshow Creator

Esse aplicativo tem o mesmo intuito do anterior, mas foi desenvolvido para aparelhos Android.

Download: Android.

Bônus: 8mm e FilMic Pro

Esses resolvi trazer como bônus pois são aplicativos pagos.

O 8mm é o queridinho para gravar vídeos no estilo vintage, com efeitos e ruídos característicos. E não é a toa: uma curiosidade é que esse aplicativo foi usado por Malik Bendjelloul para gravar o documentário “Searching for Sugar Man”, vencedor de um Oscar. O aplicativo custa U$D 1,99 na App Store e você pode fazer o download aqui.

Já o FilMic Pro é um aplicativo semi-profissional que permite diversos ajustes em seus filmes. É um aplicativo realmente muito completo, que vai deixar que você monte um vídeo como queira, ajustando foco, cores, timing e tudo mais. O único porém é que ele é bem mais caro que a maioria dos aplicativos (U$D 14,99 na App Store). Você pode fazer o download para iOS aqui ou para Android aqui.

Viu como é possível criar um conteúdo incrível usando apenas o celular, criatividade e muita estratégia?

Artigos Relacionados

Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 14 de dezembro de 2017
Comentários
background do site Inaweb Digital