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A transformação digital é uma tendência cada vez mais urgente para agências: entenda!

Se você tem uma agência, precisa conhecer tudo sobre a transformação digital e como essa tendência pode incrementar seu serviço.

A Transformação Digital é um fenômeno sem volta. As relações pessoais e comerciais da sociedade, como um todo, já foram e continuam a ser mudadas de forma radical por conta dela.

transformação digital

Isso afeta profundamente a maneira como produtos e serviços são divulgados e vendidos, abrindo novas oportunidades e gerando novos desafios a superar.

E as empresas que até então usavam pouco a tecnologia não são as únicas que precisam se ajustar a este novo cenário. Pelo contrário, negócios que vivem dela também precisam se adaptar para continuar relevantes.

Esse é o caso das agências, que têm como base de suas atividades ajudar os clientes a divulgar suas soluções de forma mais eficaz e, por sua vez, aumentar as vendas.

Se esse é o seu caso, o que esperar da transformação digital para agências? Veja agora como se dar bem nessa nova era do consumo!

Como a transformação digital afeta as agências

Em primeiro lugar, você precisa responder uma pergunta básica: como a transformação digital afeta o meu negócio?

No caso das agências, são várias mudanças. E nem poderia ser diferente, já que o objetivo é ajudar os clientes a usar as melhores estratégias para ter melhores resultados.

Com a transformação digital, isso significa um novo mundo de possibilidades a explorar, cada uma com suas características, riscos e curvas de aprendizado próprias.

Veja algumas das principais alterações que as agências estão enfrentando no modo de lidar com os clientes e criar projetos bem-sucedidos em parceria com eles:

Menos briefing, mais pesquisa

Em vez de apenas seguir briefings fornecidos pelos clientes, as agências da era digital precisam ser mais participativas para entender o problema e elaborar a solução.

Dessa forma, as agências ganham maior liberdade para buscar oportunidades não exploradas e criar cenários favoráveis para novas soluções inovadoras.

Para tanto, é preciso fazer pesquisas mais profundas, conhecer melhor os clientes e suas atividades, bem como o que já foi feito antes no mercado.

Com esse novo papel, abrem-se portas para que uma agência trabalhe com diferentes departamentos de uma empresa, não apenas o de marketing, na busca por soluções completas.

Uso de dados como ferramenta criativa

Fator-chave para determinar o sucesso de qualquer estratégia de marketing atual, a análise de dados tem sido usada agora também como ferramenta criativa. Como assim?

A primeira forma é pela criação de conteúdo baseado em dados. Devido ao alto volume de informações disponíveis na internet, existe uma necessidade crescente de citar fontes confiáveis.

Mas não para por aí. Dados são usados para entender (e até prever) o comportamento dos usuários. Isso pode ser usado para criar experiências de uso mais eficazes e agradáveis.

Evolução da proposta de valor

A proposta de valor de uma agência está diretamente ligada a sua capacidade de mostrar resultados, e quanto antes, melhor.

Com as mudanças evidentes trazidas pela Transformação Digital, também é preciso evoluir nas competências.

No caso de consultorias tradicionais, é urgente se especializar em estratégias digitais por meio de treinamentos e contratação de profissionais habilitados.

Enquanto isso, quem já oferece esse tipo de serviço, mais de 91% das agências do Brasil, segundo o Panorama das Agências Digitais 2017, tem de aprimorar ainda mais sua expertise tecnológica e consultiva.

Transparência elevada

A captação de dados dos usuários é uma constante em todo tipo de produtos e serviços digitais, e essas informações normalmente são usadas para a criação de anúncios.

A questão é que anunciante algum quer ver sua marca vinculada a algum escândalo de espionagem ou técnicas obscuras para ganhar exposição.

Por isso, muitos demandam maior transparência em relação ao tipo de estratégia usada pelas agências para divulgar suas marcas.

Em outras palavras, não basta conseguir resultados, é preciso mostrar como eles foram alcançados.

Cultura e estrutura organizacional

A cultura e a estrutura organizacional são aspectos cruciais, mas não apenas por conta dos clientes.

É claro que precisa existir o famoso “fit”, o encaixe entre cliente e agência, até porque se trata de uma parceria (por muitas vezes, longa).

Mas outro motivo bem forte tem a ver com o recrutamento e a retenção de talentos.

As possibilidades para profissionais especializados em tecnologias e conceitos do mundo digital são muito amplas.

A fim de atrair e reter esses talentos, uma cultura bem definida e uma estrutura de trabalho adequada podem ter grande impacto.

O papel inovador da transformação digital para agências

A inovação sempre esteve presente nas propostas de valor, apresentações de serviços e, de forma geral, no DNA das agências.

Podemos dizer que esse é um dos motivos pelos quais são tão requisitadas. Além da estrutura e do conhecimento técnico, a capacidade de criar soluções inovadoras é um diferencial e tanto.

Com o avanço da tecnologia, esse diferencial nunca foi tão importante! A competição é mais forte, pois os concorrentes estão munidos de recursos poderosos para conquistar a atenção dos clientes.

Por isso hoje, mais do que nunca, é a inovação que vai diferenciar as estratégias bem-sucedidas das demais.

Dois motivos que mostram a importância (e as oportunidades) da inovação são as novas tecnologias e o fortalecimento do mercado digital. Veja por que:

Novas tecnologias

As tendências da Transformação Digital para agências incluem o uso de muitas tecnologias que alguns anos atrás só seriam vistas em filmes.

Hoje em dia, algumas delas são usadas de forma cotidiana, enquanto outras estão descobrindo aplicações ainda mais impressionantes do que se pensava.

Algumas das principais tecnologias que estão evoluindo e mudando radicalmente a economia são:

  • blockchain;
  • internet das coisas;
  • realidade virtual;
  • inteligência artificial.

Mercado digital

O mercado digital já não é novidade para ninguém: compramos pela internet o tempo todo, e nunca foi tão fácil abrir um e-commerce.

E não é só de roupas e eletrônicos que estamos falando. É possível ganhar dinheiro com blogs, canais de vídeos, cursos online e todo tipo de produtos digitais.

Tudo isso oferece muita opção para as empresas se destacarem, mas também faz com que a concorrência seja bem maior. Daí a necessidade tão grande de inovar.

Como propor as novas regras do jogo

Saber os pontos principais da Transformação Digital para agências é o primeiro passo para se adiantar com relação aos concorrentes e propor as novas regras do jogo para o mercado.

Como fazer isso? Em primeiro lugar, por voltar aos princípios básicos por trás da Transformação Digital: processos operacionais, experiência do cliente e modelos de negócio.

Além disso, outras táticas bem aplicadas farão toda a diferença para implantar essa transformação com maestria e colher os frutos disso. Veja ao que é necessário dar mais atenção:

1. Estabeleça processos internos mais eficientes

Processos internos eficientes aumentam a produtividade, facilitam o trabalho no dia a dia e elevam o moral de todos. Por isso, está entre os pilares da Transformação Digital em qualquer indústria.

Algumas atitudes e mudanças que contribuem para a melhora de processos são:

  • comunicação interna mais ágil;
  • união de setores, como criação, comercial e atendimento;
  • decisões estratégicas com base em dados e histórico de desempenho.

2. Evolução dos modelos de negócio

Como já vimos aqui, o mercado digital trouxe um poder de expansão para os modelos de negócio como nunca tinha sido visto antes.

Isso quer dizer que é possível oferecer serviços novos, totalmente digitais, que antes sequer existiam. Como isso pode ser usado a favor da sua agência?

Para criar soluções! Seja criativo e saia na frente propondo serviços que agreguem ainda mais valor para o seu cliente.

3. Foco na experiência dos clientes

A experiência dos clientes também precisa ser foco de constante melhora. Não é porque a tecnologia avançou que o trabalho está completo.

Pelo contrário, vale a pena lembrar que a maior diferença está nas interações humanas.

Quem vai contratar a sua agência é um ser humano, então não confie apenas na tecnologia.

Sobretudo, a atenção ao sucesso do cliente deve ganhar ainda maior força, especialmente quando usado em conjunto de ferramentas adequadas, como CRM.

4. Treinamento constante

O treinamento é a base para qualquer time de alta performance quando se fala em marketing digital e vale ainda mais para profissionais de agências, responsáveis por lidar com clientes de diferentes tamanhos e segmentos.

Cursos, certificações, investimento em materiais atualizados sobre os temas mais relevantes do mercado e presença em palestras e eventos são algumas das formas de manter todos capacitados e prontos para o trabalho.

5. Estrutura física robusta

A estrutura física da agência também precisa ser robusta para oferecer os serviços da melhor forma possível para os clientes.

Isso inclui equipamentos de qualidade, espaço para testar e aplicar novas tecnologias e conceitos de marketing e parceria com fornecedores de qualidade garantida para terceirização de serviços que a agência organiza, mas não faz diretamente.

6. Equilíbrio entre risco e resultado

Investir na Transformação Digital exige correr riscos, sendo que alguns não podem ser tão bem calculados quanto se gostaria.

Isso significa que a experiência e o conhecimento de mercado serão fundamentais para equilibrar a balança, garantindo o máximo de resultados.

Na maioria dos casos, porém, é perfeitamente possível se basear em dados para tomar decisões estratégicas importantes e ganhar vantagem sobre os concorrentes.

A Transformação Digital para agências está mudando a forma de gerar valor para os clientes, receber por isso e manter um relacionamento próximo com o passar do tempo. Muito além da tecnologia, é preciso se lembrar que as pessoas e suas emoções nunca foram tão importantes.

Quer saber de forma mais detalhada como implantar a Transformação Digital na sua agência? Converse com um de nossos consultores.

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Andreza Maletta

Analysis e Social Media

Publicou dia: 31 de dezembro de 2017
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